Com as fronteiras reabrindo, é fato que muitas pessoas já estão planejando as próximas viagens internacionais. Se você é uma delas, então fique atento quanto à Declaração de Saúde do Viajante (DSV) da Anvisa, documento obrigatório para o seu retorno.
Para quem não sabe, todos os passageiros que entram no Brasil, incluindo os próprios brasileiros, devem apresentar um teste RT-PCR negativo para COVID-19 e a Declaração de Saúde do Viajante (DSV) devidamente preenchida e enviada com no máximo 72h antes do embarque no voo que se destina ao Brasil.
A DSV pode ser acessada em https://formulario.anvisa.gov.br/
Para começar o preenchimento da Declaração de Saúde do Viajante (DSV) é só acessar o formulário no site da ANVISA e inserir seu nome, último sobrenome e e-mail. Você receberá no seu endereço um link para confirmar o cadastro.
O próximo passo é concordar com as condições sanitárias adotadas pelo Brasil. Entre elas estão o uso de máscara, distanciamento social, lavar as mãos e fazer uso de álcool em gel.
Ainda nessa página há uma observação importante, a de que você deve fazer uma quarentena de 14 dias após a chegada ao Brasil caso tenha viajado para África do Sul, Irlanda do Norte ou Reino Unido nos últimos 14 dias. Agora é só concordar e prosseguir com o preenchimento.
Na próxima tela você irá colocar seus dados pessoais, como nome e sobrenome, data de nascimento, nacionalidade, se reside no Brasil e o documento usado para viajar.
Em seguida, são pedidas informações da sua viagem, como data do voo (lembrando que o formulário só pode ser preenchido a partir de 72h antes da partida), origem, destino, companhia aérea, número do voo, assento, entre outros.
E pronto! Você receberá por email sua Declaração de Saúde do Viajante.